Dia Internacional da Mulher – 6 Mulheres Canadenses para te Inspirar
março 8, 2022
Show all

Conheça a Free to Be Kidz – uma creche pensada e dirigida por uma Brasileira em Calgary

Sala principal, Free to be Kids. Calgary, 2022.

 

Muitos são os desafios na criação e adaptação de crianças imigrantes na primeira infância. Alguns mal deram os primeiros passos no Brasil e já entraram no avião, outros trazem pequenas lembranças mas é aqui que vão crescer, convivendo em uma cidade multicultural que os próprios pais ainda estão desvendando. É aí que entra a filosofia de Reggio Emilia como uma poderosa aliada ao desenvolvimento e adaptação da criança, estrangeira ou nativa. 

 

A pedagoga e pesquisadora brasileira Karina Carvalho, fundadora e diretora da Free to Be Kidz, uma creche que segue a filosofia de Reggio Emilia aqui em Calgary, explicou pra gente da First Steps a importância dessa filosofia e os impactos no desenvolvimento da criança. 

 

UMA PROPOSTA COM FOCO NA CRIANÇA

 

A diretora entrou em contato com a filosofia italiana quando ainda estava no Brasil, e logo se aprofundou nos estudos, visitando escolas italianas para conhecer mais sobre a filosofia. Ela conta que os espaços são apaixonantes, com crianças engajadas em diversos tipos de atividades, sem seguir um padrão pré-determinado com objetivos e planos de estudos limitantes, mas sim oferecendo possibilidades de aprendizado diversificado em espaços estimulantes e que valorizam os diversos interesses da criança. 

 

MAS AFINAL, O QUE É FILOSOFIA DE REGGIO EMILIA?

 

O modelo de ensino em questão nasceu na região italiana de Reggio Emilia após a Segunda Guerra Mundial. É considerada uma filosofia pois não se prende a planos e sim a princípios como o cuidado, a alimentação e o compromisso pedagógico voltado para as crianças e com as crianças, com grande senso de democracia e participação da família e da comunidade, são o foco.

 

Loris Malaguzzi foi um dos diversos professores e pedagogos que dedicou sua vida ao desenvolvimento de uma experiência educativa a partir da escuta, do respeito e da consideração das potencialidades e habilidades da criança, com a liberdade de elaborar espaços que refletissem a necessidade de cada grupo e indivíduo em detrimento de um padrão. 

 

“Nenhuma escola Reggio Emilia é igual à outra”, explica Karina. “Cada uma vai dispor elementos de forma diferente, aproveitar ao máximo as possibilidades que o espaço oferece sem se prender a cores e valorizando ao máximo o universo da criança, suas produções, família, amigos e elementos que geram curiosidade e conexão. 

 

ENSINO COLABORATIVO

 

Enquanto a criança é a protagonista de seu processo de aprendizado, educadores e familiares desempenham um papel essencial neste processo. A filosofia de Reggio Emilia inclui e encoraja o envolvimento das famílias e a troca de vivências e experiências culturais. Já o espaço da escola oferece integração entre as salas de aula e integração da escola com a comunidade na qual está inserida. 

 

 ADAPTAÇÃO

 

A Free to be Kidz é uma creche Canadense, pensada e dirigida por uma Brasileira. Crianças de todas as culturas são bem vindas e cada uma tem suas necessidades assistidas de forma a criar um espaço acolhedor para que os pequenos possam se desenvolver. 

 

MATRÍCULAS

 

Quem está vindo para Calgary pode entrar em contato para informações sobre como e quando entrar na fila de espera, já que no momento a Free to be Kidz não tem vagas disponíveis. 

 

Para aqueles vindo para Calgary em 2023 a recomendação é que entrem em contato por volta de Agosto para verificar a disponibilidade. 

 

QUER SABER MAIS?

 

Se você quer saber mais sobre a Free to be Kids,  e a filosofia de Reggio Emilia venha participar da nossa live na próxima quinta-feira, 23 de março, às 8:30 da noite em nosso Instagram. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *