Golpe da troca de dólares


Calgary uma cidade limpa e planejada
agosto 30, 2018
Halloween no Canadá
outubro 31, 2018

Golpe da troca de dólares


canadian dollar

canadian dollar

Gente, estamos fazendo essa postagem para advertir todos aqueles que estão fora do Brasil ou pretendem sair em breve.  Esse golpe está sendo aplicado aqui e amigos nos Estados Unidos e Europa nos advertiram que também está sendo aplicado por lá.

Aqui no Canadá temos diversos grupos de brasileiros nas principais cidades (Toronto, Calgary, Vancouver, Edmonton, Quebéc, etc.), com o intuito de auxiliar aqueles que já moram aqui a encontrar serviços, esclarecer dúvidas, fazer amizades, etc. Infelizmente por mais que os administradores tenham o cuidado de analisar cada solicitação de participação nos grupos e aprovar ou não cada perfil ainda assim alguns perfis fakes estão sendo aceitos e os participantes precisam tomar cuidado.

O golpe da troca de dólares já fez algumas vítimas aqui em Calgary. Saibam como é e como não ser mais uma vítima.

Como o golpe funciona:
1° Passo – Um perfil “confiável” – Esses perfis falsos à primeira vista parecem ser confiáveis. Perfis de homens e mulheres com mais de trinta anos, com fotos de família, crianças, paisagens bonitas no Brasil e até mesmo no exterior e publicações sobre assuntos variados como celebração de amizades, vídeos motivacionais, políticos, piadas, memes. Parecer ser real.
2º Passo – A publicação no grupo – A pessoa fará uma publicação falando que precisa trocar dólares por reais e pede ajuda sobre alguém que teria interesse ou indica algum aplicativo ou casa de câmbio específica. Chega a dizer que olhou em alguma casa de câmbio mas as taxas são altas.
3º Passo – A conversa privada – Os interessados em trocar o dinheiro sem pagar a taxa de câmbio entrarão em contato e aí recebem um número de conta para transferir o dinheiro dizendo que assim que for feita a transferência ela entra em contato e combina de entregar os dólares. A cotação do dólar oferecida é bem mais baixa, o que atrai muita gente.

4º Passo – Aguardando confirmação – Enquanto espera a confirmação da transferência a pessoa tem números de whatsapp no Canadá e geralmente diz que está em alguma cidade daqui, o que cria certa confiabilidade. Ela tentará mostrar que é confiável mas, quando começam a fazer muitas perguntas ela rapidamente encerra o assunto, deixando de responder, bloqueando e indo para outros grupos com outros perfis.

Por que tem gente que cai no golpe?

Muitas pessoas vêm para o Canadá começar uma nova vida e conhecem vários brasileiros na mesma situação, o que nos dá um clima de “estamos todos no mesmo barco”.  Se adicionarmos motivos pessoais como urgência do dinheiro, facilidade de troca, limitações pessoais para lidar com bancos e empresas de câmbio percebemos que muitas pessoas estão vulneráveis a esse tipo de situação.

Como evitar?

Sugerimos SEMPRE buscar casas de câmbio, pois, apesar das taxas, é a forma mais confiável e eficaz. Contudo, se você se interessar em alguma publicação nos grupos e achar que vale a pena, siga essas dicas:

1º – Verifique atentamente o perfil – Não observe só as fotos de família e compartilhamentos, veja se o perfil é recente ou antigo e há quanto tempo a pessoa é membro do grupo.

2º – Faça perguntas na publicação – Se o perfil é real a pessoa não terá problemas em dizer em qual cidade está, há quanto tempo está no país e, caso seja na mesma cidade, também não terá problemas em marcar um encontro presencial em um local público.

3º – Como dialogar no privado – Peça um número de telefone, ligue e marque um encontro presencial.  A pessoa leva os dólares e você realiza a transferência na mesma hora através do aplicativo no celular. Viva a tecnologia!

4º – Fique atento a incoerências – Se a pessoa diz que está aqui mas só tem números do Brasil, insiste em conversar apenas por mensagens e  diz que o aparelho está com problemas, passa um telefone fixo que não atende, tenta te apressar dizendo que está fazendo muitas perguntas e tem outras pessoas interessadas, fique atento.

**Calgary é uma cidade maravilhosa, o Canadá é um país que recebe bem os imigrantes, mas ainda assim devemos lembrar que da mesma forma que temos pessoas em busca de oportunidades também temos oportunistas. Lembrem-se sempre da nossa velha sabedoria popular: quando a esmola é demais até o Santo desconfia!**

Curtam, compartilhem e ajudem a acabar com esse golpe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *