Muitos são os desafios na criação e adaptação de crianças imigrantes na primeira infância. Alguns mal deram os primeiros passos no Brasil e já entraram no avião, outros trazem pequenas lembranças mas é aqui que vão crescer, convivendo em uma cidade multicultural que os próprios pais ainda estão desvendando. É aí que entra a filosofia de Reggio Emilia como uma poderosa aliada ao desenvolvimento e adaptação da criança, estrangeira ou nativa.
A pedagoga e pesquisadora brasileira Karina Carvalho, fundadora e diretora da Free to Be Kidz, uma creche que segue a filosofia de Reggio Emilia aqui em Calgary, explicou pra gente da First Steps a importância dessa filosofia e os impactos no desenvolvimento da criança.
A diretora entrou em contato com a filosofia italiana quando ainda estava no Brasil, e logo se aprofundou nos estudos, visitando escolas italianas para conhecer mais sobre a filosofia. Ela conta que os espaços são apaixonantes, com crianças engajadas em diversos tipos de atividades, sem seguir um padrão pré-determinado com objetivos e planos de estudos limitantes, mas sim oferecendo possibilidades de aprendizado diversificado em espaços estimulantes e que valorizam os diversos interesses da criança.
O modelo de ensino em questão nasceu na região italiana de Reggio Emilia após a Segunda Guerra Mundial. É considerada uma filosofia pois não se prende a planos e sim a princípios como o cuidado, a alimentação e o compromisso pedagógico voltado para as crianças e com as crianças, com grande senso de democracia e participação da família e da comunidade, são o foco.
Loris Malaguzzi foi um dos diversos professores e pedagogos que dedicou sua vida ao desenvolvimento de uma experiência educativa a partir da escuta, do respeito e da consideração das potencialidades e habilidades da criança, com a liberdade de elaborar espaços que refletissem a necessidade de cada grupo e indivíduo em detrimento de um padrão.
“Nenhuma escola Reggio Emilia é igual à outra”, explica Karina. “Cada uma vai dispor elementos de forma diferente, aproveitar ao máximo as possibilidades que o espaço oferece sem se prender a cores e valorizando ao máximo o universo da criança, suas produções, família, amigos e elementos que geram curiosidade e conexão.
Enquanto a criança é a protagonista de seu processo de aprendizado, educadores e familiares desempenham um papel essencial neste processo. A filosofia de Reggio Emilia inclui e encoraja o envolvimento das famílias e a troca de vivências e experiências culturais. Já o espaço da escola oferece integração entre as salas de aula e integração da escola com a comunidade na qual está inserida.
A Free to be Kidz é uma creche Canadense, pensada e dirigida por uma Brasileira. Crianças de todas as culturas são bem vindas e cada uma tem suas necessidades assistidas de forma a criar um espaço acolhedor para que os pequenos possam se desenvolver.
Quem está vindo para Calgary pode entrar em contato para informações sobre como e quando entrar na fila de espera, já que no momento a Free to be Kidz não tem vagas disponíveis.
Para aqueles vindo para Calgary em 2023 a recomendação é que entrem em contato por volta de Agosto para verificar a disponibilidade.
Se você quer saber mais sobre a Free to be Kids, e a filosofia de Reggio Emilia venha participar da nossa live na próxima quinta-feira, 23 de março, às 8:30 da noite em nosso Instagram.