College em Calgary

Desvendando o mercado de trabalho em Calgary
fevereiro 7, 2019

College em Calgary

Já leu e visitou sites mas ainda não entendeu bem o que exatamente é um college, como funciona e qual a aceitação desta formação no mercado? A gente explica de forma bem simples!

Ao começar a pesquisa sobre imigração um dos termos recorrentes em grupos, artigos e empresas de imigração é o famoso college. Alguns brasileiros se referem a essa formação como um curso técnico canadense, já outros preferem dizer que é uma mistura de curso de graduação com tecnólogo. Bem, é um pouco de tudo isso e não é! Calma, não precisa desistir de imigrar para o Canadá, a gente ajuda a desvendar fácil fácil e o sonho de imigrar com a família ou imigrar solteiro através de um college pode se tornar realidade.

Partindo do sistema brasileiro

Antes de entender como funciona o college no Canadá, vamos, como sempre fazemos aqui, partir explicando do que já é comum a todos nós, que é o sistema de ensino brasileiro. Vale lembrar que cada área de atuação tem suas particularidades, mas de forma geral, após o Ensino Médio, aqueles que querem seguir estudando têm as seguintes opções:

  • Curso técnico – curso de 1 a 2 anos em diversas áreas de prestação de serviços como estética, administração, informática, auxiliar de cozinha, auxiliar de escritório, corte e costura, etc, áreas de indústria como marcenaria, mecânica, manutenção de equipamentos, etc., área da saúde como cuidador de idosos, auxiliar de creche, auxiliar de laboratório, enfermagem, etc. O currículo abrange teoria e prática supervisionada.

 

  • Curso tecnólogo – curso nas áreas acima mas com DURAÇÃO MÍNIMA DE 2 ANOS. Abrange mais profundamente e capacita melhor, dando ao estudante habilidades superiores às adquiridas em um curso técnico. O currículo abrange teoria e prática supervisionada.

 

  • Graduação (bacharelado) – Cursos com duração entre 4 e 5 anos com grande carga teórica e prática. Algumas funções como médico e advogado, para citar as mais conhecidas, não possuem cursos técnicos ou tecnólogos que capacitem o profissional inicialmente para inserção no mercado. Já a engenharia, por exemplo, poderá ser o segundo passo de um estudante que decidiu fazer um curso técnico ou tecnólogo em mecânica e depois optou por se aprofundar em uma graduação.

 

  • Graduação (licenciatura) – Cursos com duração entre 4 e 5 anos com grande carga teórica e prática focando na formação de futuros professores.

 

O sistema canadense sem mistérios

Uma das perguntas que ouvimos daqueles que pretendem estudar no Canadá é se college canadense é igual ao tecnólogo brasileiro. De certa forma sim, o sistema é parecido pois existem diversos tipos de formação que não se encaixam na conhecida “faculdade”; mas também é diferente pois devemos comparar de forma correta para não nos decepcionarmos. Vejamos alguns exemplos:

 

  • Graduação no Brasil equivale a um college no Canadá?

Quem faz uma graduação de serviço social no Brasil e um college de serviço social no Canadá verá que o que leva quatro anos no Brasil aqui leva dois e a qualificação ao final do curso permitirá a atuação como assistente social. O currículo é diferente, a forma de abordagem e leis são diferentes mas, nesse caso, aqueles que querem atuar como assistentes sociais no Brasil precisam fazer uma faculdade e aqui o mais indicado é um college.

Ah, então significa que um college em mecânica no Canadá equivale a uma engenharia mecânica no Brasil?

ERRADO!Tudo depende da área.

college no Canadá, estudar no Canadá, mercado de trabalho no Canadá, quero me mudar para o Canadá, Calgary para estudantes, imigrar com família, imigrar solteiro, trabalhar no Canadá.

2) Qual a duração de um college?

Os colleges mais procurados são aqueles com duração de dois anos, pois dão direito ao visto de estudos com visto de trabalho. Porém também existem colleges com duração de 8 meses e um ano.

3) Qual investimento me dará o melhor salário, college ou faculdade?

Isso vai de acordo com a área e seu objetivo. Se o objetivo é ser um engenheiro de Petróleo no Canadá, por exemplo, certamente a faculdade é o melhor caminho e o salário de um engenheiro de Petróleo é maior do que o de um técnico em Petróleo. Contudo a inserção de um técnico no mercado é muito mais rápida do que a de um engenheiro, portanto o objetivo deve ser cuidadosamente considerado, assim como os resultados a curto e longo prazo.

4)Por que encontro alguns cursos no Canadá que são só college e outros que são só faculdade?

Pelo mesmo motivo que acontece no Brasil: alguns cursos, como culinária por exemplo, raramente são ofertados em quatro anos pois a formação em dois anos já capacita o estudante a ingressar no mercado. A evolução profissional a partir daí é uma jornada individual, cabendo a cada um buscar formações adicionais e atuação em áreas de interesse.

5)O nível de dificuldade de um college no Canadá equivale ao de uma faculdade no Brasil.

Errado. Não dá prá comparar cursos com programas de ensino diferentes e mercados diferentes e achar que é regra. O nível de um college no Canadá requer disciplina, dedicação, postura e pontualidade na realização das tarefas, mas isso não significa que ele tenha o mesmo impacto que uma graduação. O que acontece com frequência é o estranhamento do sistema produtivista em que o professor dá o conteúdo, em seguida dá a tarefa e o aluno faz a tarefa e entrega imediatamente. Também temos pequenos testes e trabalhos valendo nota com prazos de 15 dias sendo parcialmente realizados em sala e avaliados progressivamente pelo professor.  Prorrogação de prazo, jeitinhos e professores condescendentes com desculpas são raros por aqui, portanto é preciso pensar bem antes de investir.

6) E o mercado de trabalho, como está?

Falamos sobre isso neste post (https://firststepscanada.com/trabalho-em-calgary/) e reforçamos aqui: apesar dos altos e baixos o mercado de trabalho em Calgary se reorganiza e se reinventa. Prédios sendo erguidos no centro da cidade, novos bairros, expansão da linha do trem e o constante investimento de empresas nos diversos setores. Se você está pretendendo fazer um college em Calgary pesquise antes sobre a área de atuação, leia jornais, converse com pessoas que estão morando aqui e se informe com um agente estudantil. Este profissional não apenas cuida do processo de aplicação e dá toda a assessoria necessária para aumentar suas chances de ser aceito na instituição de ensino como pode fornecer informações valiosas e atualizadas sobre o mercado de trabalho em cada área específica, uma vez que está constantemente acompanhando as mudanças e observando quais áreas têm maior demanda e quais estão cotadas para os próximos anos.

A experiência de fazer um college no Canadá é estimulante e certamente abre muitas portas, não apenas sendo um diferencial no mercado de trabalho como também sé um forte aliado no processo para aqueles que desejam a residência permanente.

LEIA TAMBÉM: Desvendando o mercado de trabalho em Calgary

Vai se mudar para Calgary e gostaria de uma assistência personalizada para poder realizar sua mudança! Entre em contato conosco. Whatsapp: clicando aqui

Artigo escrito por Lia Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá! Você está se mudando para Calgary? Podemos te ajudar! 😊🇨🇦
Powered by