Mercado de trabalho em Calgary

Imigrando com seu pet
novembro 24, 2018
Desvendando o mercado de trabalho em Calgary
fevereiro 7, 2019

Mercado de trabalho em Calgary

Trabalho em Calgary

Trabalho em Calgary

Quando digitamos no Google “Mercado de Trabalho em Calgary” os resultados apresentam cenários  preocupantes e desanimadores ou maravilhosos e encorajadores.

Quem está planejando imigrar logo se preocupa com a veracidade das informações, se confunde com a discrepância entre as fontes de pesquisa e acaba arriscando abandonar o projeto depois de incansáveis horas de dados desencontrados.

Para auxiliar nessa etapa de pesquisa dividimos o tema  em três partes, sendo este primeiro post voltado para informações ATUAIS sobre o mercado de trabalho na cidade, um esclarecendo dúvidas frequentes daqueles que estão vindo e outro voltado para aqueles que estão planejando vir para Calgary para estudar.

Crise do Petróleo em 2009 e 2015

Nos anos de 2009 e 2015 o Canadá enfrentou duas grandes crises devido à queda do preço do Petróleo, causando demissões em massa e grandes prejuízos em Alberta, a província mais afetada.

Cortes salariais, redução de jornada de trabalho e recolocação no mercado foram algumas estratégias para contornar o quadro, mas ainda assim é fato que milhares de trabalhadores foram afetados e viram, da noite pro dia, seu futuro profissional totalmente incerto.

Três anos depois o mercado na área de Petróleo e Gás está longe de ser o que era no passado mas encontra-se estabilizado.

Não existe a mesma demanda urgente que tanto atraiu pessoas de todos os lugares do mundo sonhando com um salário de seis dígitos anuais, no entanto há demanda por mão de obra especializada e crescimento em outras áreas.

Área de saúde e engenharia: mito ou realidade?

Sempre ouvimos comentários como “enfermagem e engenharia no Canadá são certeza de trabalho” e nos preocupamos muito com a ilusão que essa afirmação pode causar.

Se por um lado são duas áreas que realmente oferecem perspectivas de estabilidade e planos de carreira é importante observar que são áreas muito amplas sendo umas com maior demanda que outras.

Além disso a formação no Brasil deve ser submetida a um processo de equivalência e sem isso o profissional não pode atuar legalmente no país.

Em alguns casos a equivalência é viável mas em outros pode ser que o caminho mais econômico e seguro seja a realização de outro curso superior no Canadá. Na dúvida vale a máxima de meus avós: quando a esmola é demais o santo desconfia!

Quem já participou de um processo de imigração conhece um pouco do mercado de trabalho no Canadá sabe que palavras como “fácil”, “rápido” e “simples” estão longe de fazer parte dessa etapa.

Existem na rede diversas pessoas que se referem ao processo de imigração ou ao mercado de trabalho em Calgary dessa forma, o que é, para dizer o mínimo, uma opinião irresponsável.

Mudar de país é, como sempre fazemos questão de frisar, uma EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL e deve ser encarada com seriedade e considerando as particularidades de  cada imigrante.

Uma perspectiva realista é afirmar que a chave do sucesso no mercado de trabalho por aqui é o resultado de um trabalho árduo em um processo extenso e complexo.

Enfermagem em Calgary

Enfermagem em Calgary

Perspectivas para os próximos anos

Seja pela relativa facilidade na equivalência de diplomas ou pela diversidade de empresas de todos os portes com essa demanda, a área de TI vem apresentando demanda crescente e contratações através de “job offer” para candidatos que aplicam ainda no Brasil.

Claro que não basta ter formação na área, é necessário um nível de inglês avançado, um currículo atrativo e muitas horas procurando e respondendo anúncios de ofertas de emprego e  cadastro em bancos de currículos.

Os setores de hotelaria, agronegócios e engenharia mecânica vêm apresentando um crescimento considerável e são algumas das novas apostas da província de Alberta.

Para aqueles que pretendem imigrar em 2019-2020 através de um college ou faculdade esse é o momento de pesquisar mais sobre essas áreas, considerando o cenário para os próximos cinco anos.

Três anos após a crise o mercado se reinventa, se reorganiza e oferece novas perspectivas.

Para aqueles que quiserem trabalhar duro e caminharem com os pés no chão Calgary ainda é uma cidade cheia de oportunidades!

trabalho em Calgary

trabalho em Calgary

VEJA TAMBÉM: Imigrando com seu pet

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho em Calgary? Deixe sua dúvida nos comentários que responderemos em breve. 

Por Lia Pereira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá! Você está se mudando para Calgary? Podemos te ajudar! 😊🇨🇦
Powered by