O que é Social Insurance Number
O que é Social Insurance Number?
agosto 20, 2021
Calgary Public Library
Calgary Public Library: Muito além de uma biblioteca pública
setembro 5, 2021

Você que está se preparando para estudar ou trabalhar no Canadá, claro, precisa encontrar um bom lugar para morar! Muitos arriscam todo o seu sonho e planejamento, e resolvem fazer o processo de locação de imóveis sozinhos. Nesta matéria, vamos falar sobre os riscos de alugar um imóvel no Canadá, estando ainda no Brasil sem a ajuda de profissionais.

Entenda que, quem está planejando mudar ou acabou de chegar por aqui, é alvo de vários tipos de golpes e um deles acontece, exatamente, ao alugar imóveis.

O processo de aluguel de imóveis no Canadá é um pouco diferente do que estamos habituados no Brasil! Além disso, há alguns “detalhes” que precisamos ficar alertas! Existem imóveis que só aceitam pessoas acima dos 50 ou 60 anos ou ainda que só aceitam casais sem filhos. Alguns não aceitam estudantes internacionais ou newcomers. Tem os imóveis que aceitam pets, os que não aceitam e tem aqueles que aceitam só cachorros ou só gatos. Tem imóveis, inclusive a maioria, que não é permitido fumar!

Nos sites de busca de imóveis, você vai se deparar com imóveis lindos e perfeitos nos anúncios e seu pior inimigo nesse momento, será a sua ansiedade. E se você deixar a ansiedade te dominar, você vai entrar em contato com o Landlord daquele imóvel incrível que você encontrou. E adivinha? O Landlord é muito simpático e porque não já garantir a sua moradia? Assina o contrato, faz o pagamento solicitado pelo Landlord e agora está tudo certo. Só que não!

Diante desta situação, vamos falar de 3 golpes mais comuns:

  1. O apartamento disponível não é o mesmo que está no anúncio. Problema: Você viu que o imóvel era todo de piso, aluga e quando chega aqui, descobre que o apartamento é todo de carpete. Se você é alérgico, terá um grande problema!
  2. O imóvel está divulgado em vários sites de busca, você faz contato, fecha o contrato, faz o pagamento e o imóvel continua anunciado. Problema: Quando você chegar aqui, vai descobrir que o imóvel nunca esteve disponível e você não terá onde morar.
  3. Você alugou o imóvel sem fazer uma visita presencial. Problema: é bastante possível que você tenha surpresas como, o imóvel apresenta vazamentos, mal cheiro, fica bem próximo a algum shelter e está rodeado de dependentes químicos, imóvel está infestado de bed bugs e silverfish.

Tenha bastante cautela com recomendações e indicações de amigos e “conhecidos” que não são profissionais da área. Sabe aquela frase, “o golpe tá aí, cai quem quer”? Então…

Muitos também optam por reservar um quarto ou um imóvel todo através do Airbnb por 15 ou 20 dias para poder fazer a busca de imóveis estando já no Canadá. Para alugar ou financiar imóveis, comprar carro, etc é preciso ter um bom Credit Score (histórico de crédito). A verdade é que, se acabou de chegar, você não tem pontuação, ou seja, está propenso a cair em golpes.

Se você não sabe o que é Credit Score e\ou não sabe como funciona, clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Outro ponto bastante relevante. Será que você vai conseguir alugar imóvel em 15 ou 20 dias? Diante de tudo que falamos acima, a resposta é: Não. E você vai gastar mais dinheiro ainda. Faça uma busca no Airbnb e veja quanto você gastaria por 15 dias em um quarto. Impossível encontrar qualquer opção aqui por menos de C$100 por dia e uma das principais preocupações de todo imigrante é a parte financeira. Agora eu que te pergunto, vale mesmo a pena arriscar?

Contratar profissionais que conhecem o mercado imobiliário, a cidade, a província e as suas necessidades é melhor e mais barato do que você imagina.
A First Steps Canada é a primeira e mais completa consultoria de planejamento e mudança para Calgary, Edmonton, Lethbridge e Red Deer. Nossos serviços são personalizados de acordo com o seu perfil e o de sua família.

Se você está planejando morar por aqui, entre em contato agora!
Tenho certeza que você vai se surpreender! 

Artigo por Gabrielle Gentil

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *