Calgary uma cidade limpa e planejada

O transporte público em Calgary realmente funciona?
agosto 16, 2018
canadian dollar
Golpe da troca de dólares

outubro 26, 2018

Calgary uma cidade limpa e planejada

Se você está planejando vir para Calgary um dos elogios que já deve ter ouvido a respeito da cidade é que ela é uma extremamente limpa. Já vimos pessoas chegarem aqui e constatarem essa realidade, mas, depois de quinze dias ou um mês relatarem, extremamente chateadas, que viram um copo de café jogado na rua ou bitucas de cigarro no chão. Decidimos falar sobre a limpeza e planejamento urbano da cidade para ajudar a esclarecer o que é mito e o que é verdade, pois sabemos que a decisão de mudar de país implica em uma mudança completa de referenciais, e quanto mais soubermos a respeito do lugar que escolhemos mais seguros estaremos em nossa decisão.

Muito além de uma questão estética

Vamos direto ao ponto: Calgary é sim, uma cidade extremamente limpa. Ruas e calçadas são, via de regra, livres de lixos, dejetos, restos de construção ou qualquer entulho. Mas o motivo que leva esse tópico a ser tão importante vai muito além do trivial orgulho de dizer que moramos em uma cidade limpa, reflete uma organização e planejamento urbano que fazem de Calgary um ótimo lugar para se viver. Como assim? Vamos explicar.

Manter uma cidade limpa não é apenas uma questão de quantos caminhões de lixo ou garis a prefeitura coloca a serviço da população. Limpeza é o resultado, antes de tudo, de pensar os diversos usos da cidade. Urbanistas, arquitetos, engenheiros e todos os responsáveis pelo planejamento urbano pensam em toda a estrutura de uma cidade/bairro/região nos mínimos detalhes, tornando aquele espaço não apenas um aglomerado desordenado de imóveis residenciais e comerciais, mas, principalmente, um espaço funcional.

Calgary é uma cidade com crescimento planejado, pensado em todos os detalhes. Em relação à limpeza isso significa desde ruas limpas e latas de lixo disponíveis em diversos pontos da população a um sistema de coleta de lixo com diferenciação entre lixo orgânico, lixo reciclável e dejetos. Planejamento urbano também significa que existem lugares pré-determinados para cada demanda, seja ela residencial, comercial ou relacionada a transportes e lazer.

Para aqueles que quando ouvem a palavra ‘crescimento’ já pensam nos diversos prédios e estradas em construção e todos os inconvenientes que isso causa não se preocupem: crescimento planejado também significa pensar em como ampliar estradas com o mínimo impacto no trânsito e como levantar arranha-céus no centro da cidade sem prejudicar o horário dos trens e tráfego de pessoas pelas calçadas. Tudo é feito visando reduzir impactos negativos e dessa forma a cidade pode funcionar e crescer simultaneamente.

Infraestrutura localizada

Como já dissemos em outra matéria, o centro da cidade fica localizado exatamente no centro de uma Rosa dos Ventos, e os grandes bairros residenciais, os chamados ‘subúrbios’, ficam ao redor dessa rosa nas quatro direções. No centro da cidade encontramos arranha-céus, prédios comerciais e residenciais, shoppings, grandes lojas de departamentos, prefeitura, pontos turísticos… semelhante ao que vemos nas grandes capitais do Brasil. Nos bairros encontramos conjuntos residenciais e  comerciais, grandes pontos turísticos como zoológicos e parques, hospitais, galpões industriais, shoppings, universidades, creches, escolas e tudo o que é necessário para o conforto da população.

Uma das preocupações de quem está se mudando para cá é sobre a infra-estrutura básica do bairro, já que em várias cidades do Brasil é comum encontrarmos bairros com excelentes residências, mas com difícil acesso a comércio e, principalmente, agências bancárias. Isso não é um problema aqui, já que todos os bairros possuem um ou mais centros comerciais com agências bancárias de diversos bancos e alguns funcionam inclusive aos sábados e domingos. O mesmo vale para supermercados, lojas de departamento, lanchonetes, restaurantes, liquor stores, lojas de conveniência, academias e bibliotecas. Escolas, creches e igrejas podem ser encontradas em centros comerciais e/ou dentro dos bairros, varia conforme o bairro.

Dever coletivo e individual

Já deu prá perceber que por trás da limpeza a palavra chave é ‘organização’? Só com o passar do tempo percebemos como todas essas coisas estão interligadas e, quando pensadas dessa forma, oferecem diversos benefícios. As ruas são planejadas, o que significa fácil acesso a pessoas com mobilidade reduzida e resulta em espaços que podem ser usufruídos por todas as esferas da população, desde deficientes a mães com carrinhos de bebês e idosos. Calçadas planejadas e niveladas, parques bem cuidados e latas de lixo padronizadas para a coleta são realidade aqui e cada um de nós deve zelar por isso.

Isso significa que nunca encontraremos lixo nas ruas? Claro que não. Como em qualquer sociedade comportamentos individuais afetam o coletivo e o mesmo vale para o lixo encontrado pela rua. Mas se você é daqueles que não vê nada demais em jogar um copo no cantinho da rua prepare-se para passar vergonha: a maioria da população zela pela cidade e é muito comum ver pessoas que jogam algo na rua serem abordadas, segundos depois, por outra pessoa entregando aquele lixo a quem jogou e pedindo educadamente que jogue no devido lugar. O zelo que aprendemos em casa e na escola é colocado à prova no dia a dia e o Canadá tem um cuidado especial com a forma como nossa geração está servindo de exemplo para as próximas, em todas as esferas sociais.

Calgary

Calgary

Fumantes

Infelizmente, mesmo com todas as regras e estrutura, é comum vermos guimbas de cigarro pelos cantos das calçadas no centro. Como já dissemos, Calgary é uma cidade inclusiva e respeita a liberdade individual, o que inclui fumantes e seu direito de fumar, óbvio. Mas existem regras:

– Não é permitido fumar a menos de cinco metros de entradas de portas, janelas ou sistemas de ventilação;

– Não é permitido fumar em praças, parques e locais de prática esportiva tais como piscinas, campos de futebol;

– Não é permitido fumar próximo a escolas, creches e locais de grande fluxo de crianças;

– Não é permitido fumar no interior das estações de trem e pontos de ônibus fechados, shoppings e nas áreas comuns de edifícios governamentais, comerciais e residenciais.

 

Todas essas infrações são passíveis de multa. A dica, para ser um bom cidadão, é fumar em casa, no carro e, quando estiver no centro da cidade, procurar os lugares designados para isso, devidamente sinalizados. Também vale fumar enquanto faz uma caminhada, evitando passar por escolas, de preferência. Só não vale jogar a bituca no chão né!

E no inverno?

A cidade continua limpa no inverno, os serviços de coleta de lixo funcionam normalmente. Contudo o inverno exige diversas demandas e para sanar todas as dúvidas e separar o mito da realidade estamos preparando uma série de matérias especiais sobre o inverno com tudo o que precisam saber sobre essa estação em Calgary. Fiquem ligados no site e no insta para não perderem nada!


SAIBA MAIS: O transporte público em Calgary realmente funciona?

E aí, gostaram? Gostaria de se mudar para Calgary no Canadá e precisa de ajuda para alugar imóvel, fazer compras, assinar plano de telefonia celular e muito mais? CLIQUE AQUI e fale conosco no whatsapp.

Deixe o seu comentário que será um prazer te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *