Halloween no Canadá
outubro 31, 2018
Imigrando com seu pet
novembro 24, 2018

The winter is comming!

Oficialmente o inverno terá início em 21 de dezembro, estendendo-se até 20 de março de 2019. Contudo as temperaturas já começaram a cair, assim como a neve! Temida por muitos brasileiros, essa é uma estação que requer cuidado e atenção, mas que, com os devidos preparativos, pode ser tranquila e até divertida!

Calgary por Lia Pereira

Calgary por Lia Pereira

Saúde

Conhecida como “Cold & flu season”, o inverno é a estação com surtos de gripe, já que as pessoas ficam mais confinadas em espaços fechados por mais tempo e o sistema imunológico está, em geral, mais frágil. Aqui vão algumas dicas para minimizar os riscos:

* Tenha sempre lenços de papel e álcool gel na mochila/bolsa/bolso – você vai precisar, acredite!

* Prepare-se conforme seu dia

Caso sua rotina implique em longas horas em ambientes fechados como salas de aula e escritórios usar roupas demais faz com que haja um excesso de transpiração, o corpo fica quente e molhado, assim como as roupas. Além do desconforto, ao sair novamente o impacto pro corpo é maior, assim como o risco de resfriados pela mudança brusca de temperatura.

Um bom casaco e “camadas”, como cachecóis, luvas e gorros são ótimos, pois você pode tirar e colocar o que achar necessário conforme a temperatura do ambiente em que estará a maior parte do tempo (escola, trabalho, mercado). Meias térmicas são de grande ajuda, já as calças  e blusas térmicas devem ser usadas se for passar um tempo maior em ambiente externo, como passeios turísticos e práticas esportivas. Caso contrário pode trazer o desconforto de te fazer transpirar o dia todo, como já mencionado, além de ocasionar na perda de líquido e aumentar o risco de desidratação.

* Beba muita água – garrafinhas, térmicas ou não, devem estar sempre à mão. o dia passa rápido e quando você assusta já está a dias se sentindo tonto até desmaiar. O diagnóstico, muitas vezes pode ser desidratação. Não importa se você toma suco, café ou chá, é necessário que beba água também;

* Aumente o consumo de frutas e vegetais – principalmente couve, espinafre e brócolis, ricos em vitamina C;

* Use hidratante e filtro solar – a pele fica muito ressecada e caso não seja hidratada é mais suscetível a ferimentos, infecções e alergias. Filtro solar no rosto é muito importante, o sol reflete na neve e a exposição é bem grande mas, por estar frio, acabamos esquecendo pois associamos o filtro solar ao verão.

* Tome vitaminas – consulte um médico e verifique quais vitaminas ele recomenda durante esse período. Esse é um ponto muito importante, mas muito negligenciado, o que resulta em uma depressão de inverno frequentemente confundida com indisposição e dificuldade de adaptação ao novo clima.

Nota: se entupir de vitaminas sem praticar atividades físicas é  como comprar um anti-vírus super potente prá um computador com pouca memória. O anti-vírus vai demorar a busca por vírus e ao final computador pode até estar seguro, mas o desempenho ainda será abaixo do desejável.

* Pratique exercícios – essencial para:

à melhorar a circulação e fazer com que as células do sistema imunológico circulem mais facilmente pelo corpo, buscando e lidando com infecções mais rapidamente,

à aumentar a produção de endorfina oferecendo a sensação de bem estar e prevenindo a fadiga e depressão que podem surgir conforme os dias vão ficando mais curtos, escuros e frios,

à ter a oportunidade de passar algumas horas fora de casa, da escola ou do trabalho, reduzindo a sensação de enclausuramento,

àprevenir acidentes – andar na neve não é apenas frio, é perigoso e causa muitas quedas, algumas delas trazendo sérios ferimentos como membros quebrados. Além disso,  carregamos mochilas grande parte do tempo, usamos casacos e botas pesadas. Os exercícios ajudam o nosso corpo a lidar bem com a nova rotina e, caso haja algum acidente, o sistema imunológico estará funcionando bem o suficiente para auxiliar em uma recuperação mais rápida.

* Monte um kit de remédios pro inverno – analgésico, antitérmico, xarope prá gripe, colírio, hidratante nasal e o que mais achar necessário. Não espere a primeira gripe, ela pode vir em um dia de nevasca e é bom ter tudo em casa, principalmente quando já estamos tão debilitados, não é mesmo?! O bom é que tudo isso aqui pode ser comprado no supermercado! Confiram as prateleiras, preparem-se de acordo com o tamanho e as necessidades da família e pronto.

Roupas

– Não comprem muitas roupas antes de vir, mesmo quem vai chegar durante o inverno.

Apesar de algumas lojas no Brasil terem casacos apropriados para baixas temperaturas aqui é possível encontrar uma variedade bem maior e modelos mais adequados às necessidades de cada um. Para quem chega à cidade no final do outono e durante o inverno (geralmente do final de outubro até o final de março) um casaco e um par de botas são suficientes, até porque precisam sair do aeroporto com eles e usar nos primeiros dias.

Para quem chega entre abril e maio ou agosto e setembro roupas para o frio de São Paulo e sul do Brasil geralmente dão conta do recado. Já entre junho e julho preparem-se para chegar de short, camiseta e aproveitar o verão!

Carro

Prá quem já tem um automóvel e vai passar o primeiro inverno recomendamos uma manutenção preventiva entre os meses de setembro e outubro. Dependendo do modelo do carro é necessário a troca de pneus para um jogo apropriado para rodar na neve, oficinas e concessionárias podem fornecer essa orientação e, caso seja necessário, o serviço.

Checar sempre o volume do fluído de limpar o pára-brisa e completar regularmente. JAMAIS COLOCAR ÁGUA. Esse fluído é específico para baixas temperaturas e caso misture água isso pode danificar o carro.

* Mantenha um kit de emergências dentro do carro

Ninguém quer ficar com o carro enguiçado no meio da rua durante uma nevasca a – 20 ° C, certo? Mas precisamos estar preparados caso isso aconteça e mesmo morando na cidade é sempre bom carregar um kit de emergência no carro. Você pode estar dirigindo e ver alguém com o carro enguiçado no meio da noite, mesmo não sendo mecânico o seu kit pode ajudar muito outra pessoa.  Vamos ao kit básico que montamos:

  • duas garrafas de água,
  • dois cobertores,
  • uma toalha,
  • uma lanterna,
  • um sinalizador,
  • um isqueiro,
  • lenços de papel,
  • kit de primeiros socorros básico com bandagens, faixas e lenços para limpeza de ferimentos,
  • uma pá para neve pequena e um pacote de areia de gatos (para o caso do carro atolar na neve.)

Essa é uma sugestão para um kit de quem roda apenas na cidade, caso estejam planejando pegar a estrada com longas distâncias sugerimos que pesquisem um pouco e incluam o que acharem necessário para o caso de uma situação de ter o carro enguiçado no meio da estrada e precisarem passar algumas horas até que o socorro apareça.

Calgary por Lia Pereira

Calgary por Lia Pereira

Aproveite a estação

O frio pode ser um incômodo, mas aprender com ele pode mudar suas perspectivas. A preparação pro inverno nos ajuda a desenvolver a capacidade de antecipar problemas e encontrar soluções, faz com que voltemos a atenção para nossas casas deixando os ambientes mais aconchegantes e interessantes e também faz com que fiquemos mais atentos à nossa saúde.

Aproveite a beleza dos dias ensolarados e brancos, arrisque um esporte de inverno, seja patinar no gelo, hockey ou quem sabe apenas escorregar pelas colinas com um “sled”. Viver ou sobreviver no inverno é uma escolha de cada um.

Por Lia Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *