Calgary Public Library
Calgary Public Library: Muito além de uma biblioteca pública
setembro 5, 2021
Halloween no Canadá
Halloween no Canadá
outubro 6, 2021

É muito comum vermos por aí só a parte boa de viver no Canadá, mas será que é só assim?
Quantos de nós trabalhamos durante o dia e estudamos a noite no Brasil, então não deve ser mais complicado que isso, certo?
Nesta matéria, vamos contar para você a verdade sobre estudar e trabalhar no Canadá!

Vamos lá! Primeiro, vou reforçar que qualidade de vida aqui é real e tudo é uma questão de necessidade!

Se você vem com uma boa reserva de dinheiro e um cônjuge disposto a trabalhar e claro, que tenha visto de trabalho, a vida fica um pouco mais tranquila.
Para quem precisa estudar e trabalhar, é importante saber que não existem cursos noturnos disponíveis para estudantes internacionais, ou seja, o horário de estudo são pela manhã e tarde, e as vezes, algumas aulas no período da noite. Os Colleges, por exemplo, não seguem um padrão comum para todos os cursos, como é no Brasil. Quem decide a grade do termo e os horários das aulas é você, de acordo com o que a instituição de ensino disponibiliza. Preparem-se para professores ensinando um conteúdo totalmente novo em inglês, com um sistema de notas diferente e uma carga pesada de assignments que são os trabalhos e atividades dados ao longo do curso.

Se você pretende vir para a província de Alberta com o visto Study Permit, você além de estudar, poderá trabalhar por até 20 horas semanais, part-time.

Existem muitas oportunidades part-time disponíveis, mas como a jornada de trabalho é curta, logo os intervalos também são. Então, não dá para aproveitar o horário de almoço para fazer as tarefas do College.

Sobre trabalho, temos aqui no blog uma matéria bem interessante e está aqui > Quer trabalhar no Canadá, mas não sabe por onde começar?

Por aqui, os funcionários precisam ser proativos de verdade! Um cargo, nunca tem uma única função. Quem trabalha como barista ou caixa, por exemplo, também tem na lista de atividades, a limpeza dos ambientes, tirar o lixo, preparo e reposição dos alimentos e toda a rotina de abrir e fechar a loja, quando o shift é nesses horários.

E além disso tudo, ainda tem o inverno! 6 meses de dias curtos, longas noites, casacos, luvas, botas pesadas e choque térmico ao entrar e sair dos ambientes.

Entenda que essa matéria não é para te desistimular, e sim para mostrar como é a rotina da maioria das pessoas que imigraram para cá. E apesar disso tudo, eu afirmo que essa experiência é maravilhosa, claro que não é um mar de rosas, mas vale muito a pena!

Artigo por Gabrielle Gentil

Leia também: Desvendando o mercado de trabalho no Canadá

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *